Eu sou Elias – Coluna nº 5 – Fase 2

Copos sobre o balcão. Cerveja logo de manhã. É muito cedo para estas coisas. E tarde demais para tantas outras.

Antes que eu sinalizasse alguma coisa, o atendente reabastece minha xícara com mais café com leite. Que o dono da padaria não saiba, afinal, eu sempre pago a mesma coisa com cafezinhos a mais.

A mulher resolve lavar copos enquanto conversa. Conta sobre as filhas que também sofrem de sinusite, “renite”, como ela diz. É interpelada pelo colega para ajudar outra pessoa. Ele recomeça a lavar tudo, depressa, com uma agilidade que eu nunca tinha prestado atenção.

“Ela demora demais!”, reclama.

Pondero que ela estava conversando… Não adianta. Ele tem argumentos melhores.

“Mas, eu também estou conversando com você e lavei bem mais rápido”, avalia, contando que não suporta pilha de louça suja na pia. Conta que pode cozinhar para um batalhão, mas que entrega a própria cozinha impecável antes mesmo de servir os pratos. Francamente….É metódico.

“Sabe, outro dia minha mulher e minha cunhada estavam na sala e resolvi fazer um bolo de laranja”.

Humm. E aí?

“Enquanto elas conversaram fiz o bolo e nem perceberam. Levei 40 minutos e deixei tudo limpinho. Eu vou fazendo e vou lavando. Tem casa que o pessoal larga tudo sujo. É uma desorganização total”, fala.

Mas e o bolo ficou bom?

“Uma delícia! Coloquei chocolate no meio”, gaba-se.

Enquanto eu pensava no bolo de laranja e nestas indagações todas que nos diferenciam magistralmente uns dos outros, perguntou-me:

“Mais um pouco de café?”.

Ah, lógico.

Tomei mais uma xícara pela metade. A terceira desta manhã pelo mesmo preço. Verdade, eu mereço!

E ele é sempre tão bonzinho que perguntei:

Qual é o teu nome?

“Eu sou Elias”.

Deveras profético para uma manhã de domingo; tarde para tantas coisas e cedo para tantas outras.

M. KIKUTI

coffee-cups-3888x2430-wallpaper_wallpaperswa.com_41

4 comentários sobre “Eu sou Elias – Coluna nº 5 – Fase 2

Deixe um comentário

